Coronavírus: dicas para prevenir o contágio

20/03/2020

Veja o que você deve fazer para se proteger do Covid-19

Diante do cenário em que o mundo está vivendo com o novo Coronavírus, muitas pessoas têm ficado assustadas, o que colabora para o pânico geral.

É importante ressaltar que o medo não deve dominar a situação. O coronavírus é contagioso, mas com medidas de prevenção pode ser evitado.

Neste momento, o cidadão brasileiro deve seguir as orientações dadas pelo Ministério da Saúde e colaborar com o bem de toda a nação. Veja quais são essas recomendações:

Lave bem as mãos

Lavar as mãos é fundamental neste momento. Mas atenção: lavar apenas com água não é o suficiente.

Use sabão para lavar dedos, unhas, punho, palma, dorso e antebraços. Quando for higienizar as mãos, retire todos os acessórios. Além disso, dê preferência às toalhas de papel para se secar.

O Dr. Bactéria, médico infectologista, explicou, recentemente, em uma reportagem da Record TV, que não lavar as mãos corretamente aumenta ainda mais a chance de contaminação. Veja no vídeo abaixo:

Use álcool em gel

O Ministério da Saúde também orienta que utilize álcool em gel. Após a correta lavagem, utilize o produto nas mãos e nos acessórios.

Você deve procurar um álcool em gel que seja antisséptico e com pelo menos 70% INPM, sigla para Instituto Nacional de Pesos e Medidas. É importante que você saiba que o álcool em gel com menos de 70% não se apresenta eficaz.

Além disso, utilize o produto para higienizar telefones, teclados, celulares, cadeiras, maçanetas e mesas.

Cubra o rosto ao tossir e espirrar

Quando tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço, evitando contaminar suas mãos ao levá-las até o rosto. O Ministério da Saúde ainda orienta que utilize lenços de papel quando for tossir ou espirrar e jogá-los no lixo após a utilização.

Medidas de prevenção

A Universal anunciou, na última segunda feira, 16 de março, que está tomando medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Disponibilizar água e sabão para que os fiéis higienizem as mãos;
  • Disponibilizar álcool em gel;
  • Evitar orações com imposição de mãos neste período, entre outras ações.

Confira, também, o pronunciamento oficial sobre o assunto, feito pelo Bispo Renato Cardoso, na noite desta terça-feira (17), clicando aqui.


  • Rafaela Dias / Fotos: Getty Images
0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


POSITIVA

A RÁDIO QUE TOCA

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Anderson Freire

MEU HOSPITAL

02.

pr lucas

marca da vida

03.

Aline Barros

Casa do pai

04.

Adilson silva

Deus acima de tudo

05.

Banda Universos

Quando olho pra você